Sonhando em Viajar!

Um Blog para quem está sempre Sonhando em Viajar!

Relato da viagem São João del Rei e Tiradentes. Parte 1 #tripsaojoaodelreitiradentes

Olá!

Vou começar com o relato do que realmente fizemos na viagem para São João del Rei e Tiradentes.

A viagem foi de carro partindo do Rio de Janeiro e foi bem tranquila.

Vamos pegar a estrada!

1º dia:

Saímos por volta das 8:30 do Rio e pegamos a BR-040 (Rio Juiz de Fora). Até a cidade de Três Rios já tinha ido várias vezes dirigindo, mas a partir dali seria a primeira vez.

Pegamos um pouco de chuva e neblina na subida da Serra de Petrópolis, mas depois o tempo abriu.

Tome muito cuidado na Serra e respeite os limites de velocidade, as curvas são acentuadas e perigosas. Depois de Petrópolis as curvas diminuem, mas alguns pontos são bem perigosos.

Do trecho que eu não conhecia (Três Rios a São João del Rei) posso dizer para dirigirem com atenção pois há uma variação grande de velocidade. Vai de 110 km/h a 30 km/h (sim, não está errado!). Ah, e no trecho com 30 km/h tem radar, aliás tem 2 radares. Fica na cidade de Ewbanck da Camara- MG. Acontecem muitos acidentes neste ponto, por isso a velocidade baixa.

Considerei o trecho da concessionária Concer mais sinalizado e o da BR-040 pouco sinalizado, tem que prestar atenção.

Seguimos até Barbacena onde tem um trevo para entrar em outra estrada para São João e a estrada ali é de mão dupla. Redobrar a atenção.

Confesso que achei bem confusa a entrada de São João. Ali liguei o Wase para me guiar até a pousada. A primeira entrada não vai para o Centro Histórico. Entre na próxima.

Chegamos na Pousada Beco do Bispo que nos foi recomendada pela amiga Viviane e digo que o Google me enganou dizendo que levariamos 3 horas e 50 minutos. Respeitando os limites de velocidade levamos umas 5 horas.

Fizemos check-in, fomos muito bem recebidos, malas levadas para o quarto e carro levado para o estacionamento da pousada. Fomos conhecer o quarto (falarei da Pousada em outro post) e descansar um pouco. Mas não muito! Afinal viemos para passear!

Pedimos a indicação de um restaurante próximo à pousada e nos indicaram o Villeiros com self-service bem gostoso. Saindo do beco da pousada fica a poucos metros à esquerda.

Alimentadas iniciamos a jornada de visitas a museus, igrejas e lojinhas.

Primeira parada foi a Igreja São Francisco de Assis. Tão bonita! A entrada é pela porta lateral e o valor cobrado para turistas é de R$4,00 por pessoa. O que nos disseram foi que cobram um valor pequeno para visitação para poder ter alguém ali cuidando da igreja e poder mantê-la aberta para visitação. Em algumas igrejas não tem esta cobrança e a igreja muitas vezes se mantem fechada.

Atrás da Igreja fica o cemitério famoso por estar ali enterrado Tancredo Neves (presidente eleito do Brasil) e sua esposa Risoleta.

O Memorial Tancredo Neves foi a próxima parada. Ele fica na mesma rua da igreja antes de cruzar a Ponte do Rosário. Infelizmente não pode fotografar dentro do museu (o que acho uma pena!), mas vale muito a pena visitar. Muito bem montado e ali vemos muita História do Brasil.

O valor da entrada é R$2,00.

Agora vamos atravessar a Ponte do Rosário para ver as Igrejas que ficam do outro lado.

Na rua em frente à Ponte começamos a saga das Igrejas. E no caminho existem várias lojas de artesanato, peças em estanho, comidinhas mineiras….

Esta foi uma das lojas que paramos. Aproveite para entrar, ver o artesanato (tem para todos os gostos), comprar.

A próxima igreja é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Quando chegamos estava fechada, mas logo em seguida abriu e pudemos ver a beleza dela.

Seguindo pelo Largo do Rosário logo vemos a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Muitos acabamentos em ouro. Linda! Pare e preste atenção nos detalhes.

Na lateral da Igreja vemos lá no fundo outra igreja, a Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Fomos até lá e vimos uma ladeira e várias escadas e decidimos deixá-la para outro dia, de carro (preguiça bateu forte!)

Olha ela lá no finalzinho da foto!

Próxima e última igreja do dia foi a Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

DSC09159 (2)

Toda branca, mas quando chegamos estava sendo rezada uma missa e não tinha nem como fotografar direito.

Acabou ficando para outro dia para conhecê-la.

Voltamos para a pousada, já que as lojas fecham às 17:00, para descansar um pouco para mais tarde sair para comer alguma coisa.

E quem disse que gosto de ficar em pousada descansando? Saímos de novo. Vamos caminhar a esmo para o outro lado da praça da igreja de São Francisco de Assis. Vamos ver o que tem para lá.

Imagina se vou perder uma imagem destas!

Caminhamos e vimos o Chafariz da Legalidade.

Mais à frente o Monumento aos Expedicionários.

E atrás do monumento fica a Igreja de São Gonçalo Garcia.

Muito bonita também, mas estava tendo missa.

Caminhando mais um pouco está a Igreja Nossa Senhoras das Dores que estava fechada.

Finalmente voltamos para a Praça perto da pousada para comer alguma coisa. Escolhemos o Restaurante/Pizzaria Monte Alverne. Boa pizza.

Agora a parte triste do dia: estavamos sentadas aguardando a pizza chegar e ouvimos um barulho enorme na rua. Imaginei que fosse mais um carro esbarrando a roda na calçada já que muitas ruas são estreitas e muitas pessoas acabam subindo na calçada (vimos um que não sei como o carro andou depois!). Quando olhamos para a rua vimos que o carro tinha na verdade atropelado um cachorro de rua (lá tem muitos). O carro nem parou. Fugiu. E o cachorro morreu na hora. A batida foi muito forte. Muito triste!

Depois desta voltamos para a pousada para dormir. O dia seguinte será bem legal! Temos que estar inteiras.

Veja mais aqui.

Até o próximo post!

Escrito por Adriana Ramos.