Sonhando em Viajar!

Um Blog para quem está sempre Sonhando em Viajar!

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro.

Olá!

Desde a inauguração do Museu do Amanhã, em dezembro de 2015 na Praça Mauá no Rio de Janeiro, estava com muita vontade de conhecer este museu. Sempre que via notícias sobre ele eram com filas enormes para comprar ingresso e isto desanimava. Até que recebi uma dica de uma amiga (Obrigada Danielle Leão!). Neste post contarei como foi minha visita além desta dica e de outras para visitar o Museu do Amanhã.

Vamos lá!

IMG_1722 (2)

Não tenho muita paciência com filas para entrar em museus, restaurantes e este foi um motivo para não visitar o museu logo que inaugurou. As filas eram quilométricas, afinal era a novidade no Rio de Janeiro. Praça Mauá reformada e o Museu do Amanhã pronto. Foi quando a Danielle me falou que se comprasse pela internet não precisaria entrar naquela fila enorme e no sol. Maravilha! Resolvi, finalmente, ir.

Para comprar é só entrar no site do Museu, fazer um cadastro e comprar o ingresso para dia e horário certo. Conseguimos comprar para o dia seguinte, mas os ingressos acabam rápido.

O ingresso custa R$10,00 e tem desconto para moradores do Rio (com comprovante de residência) e para outras pessoas que você encontra a lista no próprio site. Além das gratuidades. Ah! Nas terças-feiras a entrada é gratuita e não abre nas segundas-feiras.

Comprando no site tem cobrança de uma taxa.

Siga todos os passos de pagamento (estrangeiro também pode comprar neste site), imprima seu comprovante, separe a documentação comprovatória de desconto ou gratuidade e aproveite o Museu!

IMG_1678 (3)

Na Praça Mauá não tem estacionamento, logo procure ir de transporte público. Veja aqui qual o melhor meio para você chegar lá.

Decidimos ir de táxi, era sábado e seria mais fácil chegar já que não conheciamos as mudanças de trânsito que foram feitas no local. O táxi para em frente à Praça Mauá e ali temos algumas opções de passeios, como o Museu de Arte do Rio (MAR), o Porto do Rio, feirnha de artesanato além do Museu do Amanhã.

Caminhando em direção ao Museu temos esta vista. É grandioso, imponente, uma obra enorme e bonita.

IMG_1679

IMG_1680

A fila formada em frente assusta, mas seguimos em frente em busca da entrada para quem comprou pelo site. Perguntamos e nos responderam que não era mesmo aquela fila e que a entrada era por uma porta à esquerda da entrada. Ufa! Não tinha fila. Maravilha!

Calma lá! Espere um pouco para festejar.

Seguimos até a bilheteria para trocar o voucher e nos foi informado que a troca ocorre apenas na hora comprada, ou seja, compramos 13:00 e a troca só iniciaria às 13:00. Teriamos que aguardar e entrar na fila quando iniciasse a se formar. Ok, esperamos! Mas esperamos do lado de fora, conhecendo os arredores do Museu.

Seguem algumas fotos da área externa do Museu.

IMG_1696

IMG_1704

IMG_1705

IMG_1709

Uma coisa que achei muito interessante é que os jardins estão sendo feitos e todas as árvores e plantas tem identificação numa plaquinha. Você passeia, vê a Baia de Guanabara, as plantas e sabe de que tipo são.

IMG_1713

Olha um pedacinho da fila aí! Aqui vai mais uma dica: vá com roupa fresca e confortável, um chapéu ou boné e muito protetor solar. Uma garrafa de água também é bom, principalmente em dias quentes.

IMG_1714

Voltamos para a bilheteria.

Foi aí que descobrimos que tem fila para quem compra pelo site sim. Falei para não festejar antes da hora! Na hora marcada se forma automaticamente a fila de troca do voucher. A diferença para a outra fila é que fica dentro do museu, na sombra e no ar condicionado. Vale a pena!

IMG_1807

Esta é a fila que vem lá de fora.

IMG_1786

E esta é a fila de troca do voucher. Muito menor e mais fresca.

IMG_1726

Ao entrar já vemos o quanto é bonito e diferente o Museu. A arquitetura é muito interessante.

Trocado o voucher pelo cartão/ingresso subimos por uma escadaria para o andar da exposição. Tem acessibilidade, elevador.

Este globo mostra a formação da Terra, as mudanças que ocorreram.

IMG_1784

IMG_1724

IMG_1729

Vamos para a exposição?

A exposição é muito interativa e o ingresso que você pega na bilheteria é que possibilita esta interatividade. Use seu cartão para participar de todas as atividades no museu.

IMG_1791

IMG_1792

A primeira parte da exposição é um vídeo que é exposto numa esfera preta onde você pode assistir ao filme em pé, sentado em almofadas ou em bancos. É bem legal, mas para quem tem labirintite é um pouco desagradável. São 8 minutos de filme e do lado de fora existem duas filas (para prioridades e a outra para todos os outros). Eles deixam entrar 30 pessoas com prioridade de um total de 80 pessoas da capacidade de público para o vídeo de cada vez. A fila é grande e um pouco demorada.

Aqui vai mais uma dica: logo no início da distribuição dos ingressos a fila fica maior, logo passe para a outra parte da exposição e volte para esta depois (fica menor a fila).

Passe seu cartão e inicie a visita.

IMG_1777

A fila da esquerda é a de prioridadades.

IMG_1788

Depois do filme, que como todo o Museu te coloca para pensar, aproveite o turbilhão de informações, vídeos, fotos, imagens que são fornecidos no museu.

Neste painel de quatro lados vemos fotos de vários lugares do planeta.

IMG_1730

E dentro tem a dança dos tecidos ao vento.

IMG_1738

“A Terra é finita”. Pense nisto!

IMG_1739

Vários assuntos visto por pessoas de vários países.

IMG_1744

O ser humano, várias informações e curiosidades.

IMG_1746

Conscientização das pessoas sobre o passado e o presente para que o Amanhã possa ser melhor!

IMG_1747

IMG_1749

O Que podemos imaginar do Amanhã?

IMG_1750

IMG_1751

Nas mesas interativas existem jogos e testes para o visitante participar (usando o cartão).

Qual a sua Pegada Ecológica? O quanto o que você costuma fazer influencia no meio ambiente.

IMG_1753

IMG_1754

Tipo de Humano? Você sabe qual você é? Faça o teste.

IMG_1756

Este foi o meu resultado.

IMG_1757

Beleza! Pare, aprecie. Leia, reflita.

IMG_1759

IMG_1763

Frases finais. Você acaba a visita, mas continua pensando.

IMG_1766

IMG_1767

Agora aproveite a vista linda do Porto, da Baia da Guanabara, Ponte Rio- Niterói.

IMG_1768

E também curta a arquitetura do museu.

IMG_1775

IMG_1784

A saída é por esta rampa. Ali o visitante deixa o cartão com um funcionário e segue pro hall de entrada.

IMG_1793

Depois disto tudo, bateu a fome? Tem uma lanchonete com café, sucos, sanduiche natural (muito bom!). Chama-se Fazenda Culinária.

IMG_1804

Na lojinha existem vários presentes, lembranças do Rio e do Museu.

IMG_1806

Outra dica: vá duas vezes! kkkk… De dia é lindo, mas de noite deve ser maravilhoso. Até mesmo a exposição deve ficar diferente com outra luz.

Mais uma dica: programe-se para visitar o Museu de Arte do Rio (MAR) que fica próximo. Na hora de comprar o ingresso o visitante tem preço especial para ir aos dois museus.

Recomendo a visita.

Até o próximo post!

Escrito por Adriana Ramos.

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Lugares para conhecer além das Arenas da Olimpíada Rio 2016. | Sonhando em Viajar!
    2. Conhecendo o Boulevard Olímpico Rio 2016. | Sonhando em Viajar!

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: