Sonhando em Viajar!

Um Blog para quem está sempre Sonhando em Viajar!

Parque Lage – Rio de Janeiro-RJ.

Olá!

Uma dica de passeio para fazer com família, com crianças, sozinho. Um lugar tranquilo, no meio da natureza, mesmo estando no meio da cidade do Rio de Janeiro. Este lugar é o Parque Lage no bairro do Jardim Botânico.

O Parque Lage e todas suas construções são tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Para conhecer a história do Parque veja aqui.

Vou contar como foi meu passeio neste lugar lindo. Vamos lá!

Em certo dia de março de 2015 resolvemos fazer um passeio ao ar livre, em algum lugar que ainda não tivéssemos ido e o escolhido foi o Parque Lage por estar mais próximo.

Já estava meio tarde, umas 9:00. Sim, para ir lá de carro tem que chegar cedo, cedo mesmo. O estacionamento não é grande e lota rápido e como as pessoas passam muitas horas ali demoram para sair. Eu recomendo que vá de táxi, de ônibus ou a pé.

Chegamos e a fila já era muito grande, mas não desistimos. Levamos uns 45 minutos na fila. Em certo ponto da espera falei para meu pai e mãe descerem e irem na frente, que eu estacionaria e encontraria depois com eles.

Chegando na entrada do estacionamento está a placa de estacionamento lotado. Mas ao vê-la significa que está chegando a sua vez, não desista, vale a pena!

Finalmente entrei! Estacionado o carro fui em direção ao casarão. O lugar é muito arborizado, tranquilo, em alguns lugares bem silencioso.

Achei muito criativas estas placas.

Tem o casarão e em frente um lindo jardim com chafariz. O lugar é muito utilizado por fotógrafos para fazer sessões de fotografia de noivas, de grávidas (aliás, muitas grávidas), de bebês, de tudo que possa imaginar.

Logo que cheguei vi esta cena e fotografei para mostrar que o casarão é acessível a deficientes. Esta cadeira sobe e desce as escadas, muito legal!

Primeiro fomos conhecer o lado de fora, os jardins, todos os espaços ao ar livre.

Caminhamos ao redor da casa apreciando a arquitetura, os detalhes da construção. A casa é linda, cheia de detalhes maravilhosos para cada cantinho que se olhe.

Nos fundos da casa vemos a Lavanderia dos Escravos, era ali que os escravos lavavam as roupas na época da escravidão.

Não deixe de entrar nestes lugares para conhecer, é pura história!

Em cada cantinho do Parque vemos famílias fazendo piquenique, sentadas à sombra de árvores, crianças correndo, brincando. Muito agradável o ambiente.

São muitas árvores, uma mais bonita que a outra.

A variedade de espécies de árvores, plantas, flores e animais é enorme.

Existem algumas trilhas, que eu não segui. Se for, recomendo que vá sempre acompanhado e não esqueça de sua segurança.

Caminhamos apenas pelo Parque Lage mesmo, sem entrar nas trilhas maiores.

Sempre que virem um grupo parado, olhando para cima, fotografando, saiba que tem algo ali. Pode ser desde uma bela flor, até um grupo de macacos ou micos. Não se aproxime, não alimente os animais. Mas aproveite para fotografar muito. As crianças adoram!

Olha que lindo este tronco!

As raízes são enormes e pode-se acompanhá-las por cima da terra.

São várias “cavernas” ou grutas e em cada uma vemos coisas diferentes.

Esta tem estas formações, as chamadas estalactites.

O Parque é bem sinalizado, com placas que indicam as direções de todas as atrações existentes.

O aquário é um espaço feito de pedra onde ficam alguns peixes. É muito diferente.

De praticamente todo Parque temos esta vista privilegiada do Cristo Redentor.

Depois do Aquário seguimos para a Torre. Uma construção que lembra uma Torre.

O lugar é mais no meio da mata e muito úmido. O que torna o piso muito escorregadio e perigoso para crianças brincarem ou correrem.

Nunca deixe seu filho sozinho brincando em locais mais vazios. Tome conta, fique sempre de olho nas crianças.

O Coreto é um dos pontos românticos do Parque.

Ele é rodeado por um rio que infelizmente estava praticamente seco. A diminuição do volume de chuvas castigou bastante os rios da cidade.

Mais adiante existe um parquinho para as crianças com balanço, escorrega e outros brinquedos.

Voltando agora para o casarão ou palacete passamos no lindo jardim que fica em frente.

O chafariz funciona e fica lindo.

Detalhe da escadaria em frente ao casarão.

E mais detalhes da fachada.

Entramos no casarão para ver o interior e o guarda nos comunica que o restaurante que tinha ali não existe mais e que um próximo só começaria a funcionar, talvez, em junho de 2015. Uma pena, já que um dos pontos fortes do Parque Lage é tomar o famoso café da manhã aos domingos.

Dentro existe uma bela piscina, não acessível a visitantes. A Arquitetura é linda! Cada detalhe maravilhoso. Mas está precisando de um pouco mais de conservação.

No casarão existe a EAV – a Escola de Artes Visuais onde são oferecidos vários cursos.

Saindo em direção ao estacionamento vemos as Cavalariças. Lá existe uma exposição.

É um passeio que vale muito a pena. Minha recomendação: se puder, não vá de carro. Assim não se perde tanto tempo na fila do estacionamento.

– EVA: Escola de Artes Visuais, saiba mais aqui.

– Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22461-000

– Telefone: (21) 3257-1800

Até o fechamento deste post não vi nenhuma notícia de novo restaurante já funcionando. Informe-se antes de visitar.