Sonhando em Viajar!

Um Blog para quem está sempre Sonhando em Viajar!

MAR – Museu de Arte do Rio.

Olá!

Desde que foi inaugurado em 2013 eu tinha vontade de ir a este Museu, o MAR ou Museu de Arte do Rio.

Via as fotos dos dois prédios – o antigo e o novo, interligados formando um só, belo, imponente – e tinha vontade de ir. Mas nunca conseguia.

Resolvi aproveitar que é feriado e acreditando que o Centro do Rio estaria bem mais vazio pegamos um táxi e fomos, finalmente! Vou contar aqui o que vi e o que achei.
Vamos lá!

DSC05949 (2)Esta foto é da maquete do MAR, não consegui tirar foto deste jeito. Só de longe se consegue esta imagem.

Primeiro passo é chegar lá. Não acho tão simples e o entorno do Museu está em obras a muito tempo e ainda ficará em obras por um bom tempo. O site do MAR indica várias opções para chegar lá. Para mim foi melhor o táxi. Escolha a melhor para você e vá!

O táxi nos deixou na porta e já vemos o contraste entre a arquitetura antiga e a nova. Mas, como disse antes não tem como tirar a foto dos dois prédios dali. Uma pena!

Este é o prédio antigo, todo reformado, muito bonito.

Este é um pedaço do prédio novo do MAR. Muito bonito também.

Logo na chegada vemos um painel com as exposições que estão acontecendo. Veja no site as exposições na época que você for. Neste dia tinham quatro exposições que podemos ver na foto abaixo.

Vemos também um painel com a programação do “Verão no MAR”, que é um conjunto de exposições e atrações especiais que estarão no MAR durante o verão. Dias com horários especiais para aproveitar o horário de verão. Vejam mais informações aqui.

O museu é todo sinalizado, fácil de se locomover por ele. Tem placas direcionadoras por todos os lugares.

Tomamos a direção da bilheteria no térreo. Estava sem fila, com apenas um grupo grande com guia. Logo nos chamaram para passar e comprar, foi muito rápido.

O valor dos ingressos é de R$8,00 inteira e R$4,00 meia. Para todas as exposições. Preço único.

DSC05923 (2)

Ingresso comprado, agora é explorar o MAR!

Do lado da bilheteria vemos uma maquete do que será a Zona Portuária quando as obras estiverem finalizadas.

No térreo vemos um Café bem charmosinho. E também uma lojinha de artesanato e lembranças. Tem coisas bem interessantes.

Fomos direto para o elevador que leva ao 6º andar. Confesso que corremos para não pegar o grupo grande que estava lá.

Nossa! O que é a vista daquele andar? São 360º de vista. Mesmo com toda aquela obra em volta é linda!

Alguns detalhes do 6º andar.

Esta obra é feita com papel picado. Mas só reparei nisto ao me aproximar. Não perca os detalhes!

Não fomos, mas se interessar a alguém existe um restaurante no 6º andar chamado Mauá.

Para ir para o Pavilhão de Exposições descemos uma escada que nos leva ao prédio antigo. No novo, em alguns andares funciona uma escola.

Antes de ir para prédio antigo, ainda passamos por um andar onde temos exposição das maquetes.

Chegamos ao Pavilhão de Exposições e a Primeira é “Do Valongo à Favela” que é sobre o Cais do Valongo, o maior entreposto de venda de escravos do mundo no século XIX. E também fala do surgimento das favelas.

São esculturas, quadros, textos explicativos muito interessantes.

Este é um mapa das favelas nos anos de 1960. Algumas não existem mais, mas muitas novas começaram.

São instalações que te fazem pensar, refletir.

No terceiro andar está a Exposição “Guignard e o Oriente” – entre o Rio e Minas”.

A exposição reune objetos religiosos, pinturas, gravuras, documentos de Guignard artista brasileiro e suas referências artísticas.

Na sequência chegamos ao andar da Exposição “Pororoca – A Amazônia no MAR”, que saiu de cartaz no dia 23 de novembro de 2014. São 450 ítens relacionados à arte da Amazonia ou relacionada a ela. Muito boa!

Uma parede cheia de peixeiras. Bem diferente.

No último andar de exposições, está a Exposição “ Há Escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. Fala sobre os desafios enfrentados pela educação, educadores. Mostra vários ítens que eram usados antigamente e até hoje em vários lugares pelo país afora.

Bom para refletir sobre este tema tão importante e relembrar (para os que viveram) e conhecer (para os mais novos) objetos usados para ensinar.

Esta é uma parede de apagadores de quadro de giz. Muito legal!

Se recomendo? Claro! Se puder, vá!

Quanto à acessibilidade: ao chegar ao museu procure um funcionário que orientará como é feito o acesso.

Horários das Exposições:

– Terça: 10h às 19h

– Quarta a domingo: 10h às 17h

Gratuidade: às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. Aproveitem! Saibam mais aqui.

Espero que tenham gostado!