Sonhando em Viajar!

Um Blog para quem está sempre Sonhando em Viajar!

Entrevista com Gilson Jr. – Viagem para mergulhar.

Olá!

Na série Sonhos Realizados teremos hoje uma entrevista com Gilson Jr.

Dentista e mergulhador vai nos falar sobre a paixão dele pelo mergulho e as viagens pelo mundo que já fez para mergulhar com tubarões.

IMG_2275 copyxEste é Gilson Jr., um grande amigo!

Um assunto muito interessante, vamos lá?

1- O que é o mergulho para você?

Um apaixonado pela vida marinha que sou, resumiria o mergulho como um dos maiores prazeres da vida. Estar abaixo da superfície é realmente algo indescritível. O fascínio pelo mar, pelos tubarões e pelas belezas das vidas nos corais são os verdadeiros impulsionadores desta paixão. Respeito muito meus limites e as forças das águas dos lugares que vou, vejo o mergulho como uma fonte inesgotável de prazer e uma arma para os irresponsáveis. Mergulhar e fotografar a vida que envolve todo o lugar que está submerso, são coisas que estão diretamente ligadas a tudo que me faz envolver cada vez mais com o mar.    

exposição bahamas 30 x

exposição bahamas 31 x

2- Como você começou no mergulho?

Bem antes de me tornar um mergulhador apaixonado pelo mar, era um admirador que ainda alimentava o sonho de “cair n’água”. E com isso surgiu a necessidade de buscar conhecimento para prática desse esporte. Na época morava em Nova Fribrugo-RJ e, obviamente o lugar ideal para iniciar, seria Arraial do Cabo-RJ. Como todo início, o primeiro curso Básico e em seguida a frequencia dos mergulhos foram se tornando cada vez mais intensa. Inicialmente, como estava me destacando entre os demais colegas de curso, fui convidado pelo instrutor a acompanha-lo nos cursos seguintes, e com isso, iria me apaixonando e me identificando cada vez mais com o mar. Além da certeza que isso faria parte por toda minha vida, foram surgindo a necessidade dos cursos mais avançados e o início do sonho de poder conhecer outros mares. Hoje somo um total de 8 países mergulhados e mais de 1000 caídas em águas, muitas delas infestadas de muitos tubarões.

exposição Arraial do Cabo 02 x

3- Quais os melhores lugares do Mundo para mergulhar?

Qual o melhor lugar do mundo para mergulhar? Essa é uma pergunta que também faço a todos que conhecem e também aos que não tiveram o prazer de mergulhar pela primeira vez. O que você leitor deseja ver e sentir em um mergulho? Que tipo de água você gostaria de encontrar? Sou um apaixonado pelos tubarões e ao mesmo tempo tenho fascínio pela vida macro* nos corais (*qualquer tipo de vida extremamente pequena nos corais marinhos, animais de poucos milímetros até alguns centímetros). E isso dificilmente é visto no mesmo lugar. Galápagos por exemplo é um lugar de mergulho que nos leva ao limite da prática devido as forças das águas, um lugar de temperatura muito baixa, a visibilidade nem sempre das melhores e também é considerado um dos melhores pontos de mergulho. Mas para quem não deseja ver tubarões nas águas, Galápagos certamente é um péssimo lugar para ir. No final de 2013 tive a felicidade de conhecer as águas do Sudão, certamente o desejo dos tubarões estava junto em minha bagagem. Em praticamente todos os mergulhos, eles estavam muito abaixo dos limites da profundidade de um mergulho seguro mas, aos poucos metros da superfície, os corais faziam valer cada momento daquela viagem. Em compensação o tempo fora d’água era estressante devido a temperatura que estava sempre muito alta e as condições da embarcação não eram das melhores. Então, qual o melhor lugar para se mergulhar? Acho que seria o lugar que carrega consigo o que o mergulhador deseja viver naquele lugar. Vida macro poderia ser no Sudão, Egito, Indonésia. Tubarões na África do Sul, México. Mergulhos tranquilos Bahamas, Cuba. Naufrágios no Japão. Entre outros desejos e lugares.      

exposição bahamas 04 x

exposição bahamas 11

4- Em quais você já mergulhou?

O início de tudo em Arraial do Cabo aqui no Brasil. O primeiro mergulho no exterior foi nas águas do Mar Vermelho no Egito. Ainda dentro da aeronave voltando para casa, já estava fechando a programação para meses depois embarcar para Rock Point, onde faríamos alguns mergulhos em meio a muitos tubarões e ainda na mesma viagem, iríamos para Sodwana Bay, lugar de águas abertas e corais por todos os lados.

Em seguida fui para Cuba em um lugar conhecido como Cayo Largo. Logo depois um lugar que era um sonho conhecer e depois que fui, ficou o desejo de retornar um dia, foram as águas de Los Roques na Venezuela, um lugar de mergulhos simples mas, de uma magia que se torna perfeito a cada pôr do sol. Pouco tempo depois o verdadeiro encontro com os tubarões Martelo foi nas águas as margens das ilhas Darwin e Wolf no arquipélago de Galápagos. Muito além de tubarões martelo, o lugar é capaz de proporcionar mergulhos altamente diferenciados. As águas das Bahamas foram feitas para mergulhadores que desejam descansar, águas com visibilidades até onde nos olhos alcançam e tubarões que estão dispostos a acompanhar o mergulhador durante todo tempo. Por fim as águas do Sudão, desta vez mais ao sul do Mar Vermelho.

A próxima viagem será em busca do tubarão Tigre e o Grande Martelo em um outro ponto das Bahamas. Indonésia e Cocos em seguida.

exposição bahamas 06 x

exposição bahamas 05

5- Qual o seu preferido?

Galápagos para os tubarões, principalmente na época que os tubarões baleia estão por lá.

África do Sul para o mergulho com alimentação e interação com os tubarões. Sudão, Egito e África do Sul para mergulhos em meios aos corais. Indonésia pelo desejo de encontrar as vidas mais exóticas. Na grande verdade o meu preferido é apenas estar na água. Infelizmente no Brasil foi um dos piores lugares que já mergulhei. Digo isso com muita certeza porque nossas águas estão praticamente destruídas, nossa vida marinha já virou alimento em lugar do planeta, nossos tubarões foram dizimados para sustentar uma cultura asiática e, se isso não fosse o bastante, ainda existe a triste hipocrisia de alguns órgãos que ao invés de apoiares verdadeiros projetos que cuidam verdadeiramente dos mares, ficam tarjando proteções que na prática não passam de maquiagem para turistas. Falo isso como desabafo por um acontecido nas águas de Arraial do Cabo-RJ,     

exposição bahamas 12 panorâmica x

6- Quais suas dicas para escolher o destino para mergulho?

O lugar mais próximo iniciar a prática do esporte, o máximo de tempo em água para adquirir experiência e em seguida, buscar lugar que é capaz de proporcionar o que deseja viver em água.

exposição bahamas 15 x

7- Existem vários tipos de mergulho, né? Qual você pratica?

Sim, existem mergulhos recreativos básicos, recreativos mais avançados. Mergulhos de cavernas, mergulhadores profissionais. Eu me limito aos mergulhos recreativos, odeio as cavernas e também prefiro não penetrar em grandes naufrágios. Noturnos e profundos dentro dos limites recreativos, além dos diurnos são os que mais fazem parte do meu currículo, principalmente porque os meus mergulhos estão diretamente ligados as necessidades de fotografar. 

exposição bahamas 16 x

8- O que você diria para quem quer começar a mergulhar?

O início da prática deste esporte é apenas um detalhe na infinita possibilidade que terá pela frente. O esporte ao mesmo tempo, como todos outros esportes radicais, pode lhe trazer prazer como também pode mudar sua vida para sempre. É necessário muita experiência na água, o respeito tem que estar acima de tudo.  Ter a certeza que é capaz de fazer um determinado mergulho, saber de seus limites próprio. Buscar sempre uma companhia de mergulho que seja tão responsável quanto você. E estar sempre buscando mais e mais conhecimento, acumulando experiências, pesquisar sobre os pontos que irá mergulhar para poder aproveitar ao máximo o mergulho, acho que já são grandes detalhes que irão fazer total diferença entre um grande mergulhador ou um simples curioso.

exposição bahamas 17

exposição bahamas 18

9- Fale mais um pouco sobre suas viagens para mergulho.

Minhas viagens para mergulho envolvem vários detalhes distintos. Quando fui pela primeira vez para o exterior, não imaginava que estaria nascendo uma paixão ainda maior que já sentia pelo mergulho. Já meio desiludido com os mergulhos pelo Brasil, não sabia que a realidade seria completamente diferente em águas distantes. A fotografia subaquática está diretamente ligada aos meus mergulhos, e em águas brasileiras infelizmente a vida marinha já está praticamente extinta. Mas, viajar para lugares remotos e distantes como Sodwana Bay na África do Sul requer muitas coisas e a principal delas, na minha opinião, é a companhia de um amigo para viagem e para os mergulhos. E foi exatamente nesta viagem que tive o prazer de conhecer um dos grandes nomes do mergulho internacional, resultando em uma grande amizade e companhia certa para todas as próximas viagens. Os próximos destinos foram escolhidos pelas características dos mergulhos locais. Tento sempre que possível expor minhas viagens em meu site pessoal, escreve sempre para revistas especializadas do ramo e exijo desse hobby como se fosse algo profissional.

Mergulhar e fotografar resumem muitos o que amo fazer.    

exposição bahamas 20 x

exposição bahamas 24

Nosso entrevistado de hoje tem um site onde apresenta suas fotografias de mergulho. As fotos são lindas!

Gilson Jr., o Blog Sonhando em Viajar! agradece pela entrevista e deseja que consiga realizar todos os mergulhos que sonhar em fazer! Ah! E volte sempre para nos contar.

Eu já fiz o batismo e adoraria mergulhar novamente, quem sabe um dia!

Espero que tenham gostado!

Até o próximo post!

Entrevista feita por Adriana Ramos.

PS: todas as fotos foram cedidas pelo entrevistado para serem utilizadas neste post e são de sua autoria.

Anúncios

5 Comentários

  1. Viviane cordeiro

    Linda matéria !!!!!

    • adriramos

      Olá Viviane! Que bom que gostou! 🙂

  2. Que fotos incríveis. Ohh estou de férias e louca para viajar, só fiquei com mais vontade

    • adriramos

      Olá Jéssica! São lindas as fotos, né?
      Férias! Que maravilha! Se puder viaje sim! Nem que seja para um lugar pertinho ou aproveite para conhecer lugares na sua cidade onde você nunca foi.
      Agradeço pelo comentário. Continue acompanhando o Blog! 🙂

  3. Mariana Lopes

    Ai, que delícia!
    Tenho pesquisado sobre biologia marinha/oceanografia e agora mergulho. Minha vontade é de largar meu atual curso(apesar de gostar bastante) e me entregar ao mar! Uma preciosidade da natureza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: