Sonhando em Viajar!

Um Blog para quem está sempre Sonhando em Viajar!

Estrada Real – Sebollas.

Olá!

Esta semana foi comemorado o Dia de Tiradentes ou da Inconfidência Mineira (21 de abril). Fomos visitar a cidade de Paraíba do Sul (falarei dela em outro post, veja aqui) e depois de almoçar lembramos do caminho da Estrada Real que era feito por Tiradentes que passava por ali. Já que estavamos lá e não tinhamos mais compromissos decidimos fazer o Caminho do Ouro e chegar até o 3º Distrito de Paraíba do Sul – Sebollas (sim, com “S” mesmo!).

Pracinha com o nome – Sebollas.

Um pouco da História do lugar:

Sebollas surgiu a partir da abertura do Caminho do Proença em meados de 1724 e posteriormente a criação da Fazenda das Cebolas, fundada por Ana Mariana Barbosa de Mattos.

Tiradentes nos seus percursos entre Rio de Janeiro e as Minas Gerais foi costumeiramente hospedado na fazenda de Ana Mariana Barbosa de Matos que era “admiradora do credo que ele pregava”.

Leia mais sobre a História aqui.

Como foi o nosso passeio por este pedaço da Estrada Real?

Chegando à cidade de Paraíba do Sul nos direcionamos à histórica e tombada ponte sobre o rio Paraíba do Sul em direção a Santo Antonio da Encruzilhada e Fernandó.

Portal da cidade de Paraíba Sul.

Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul.

De Fernandó seguimos em direção a Sebollas. Neste trecho a estrada é asfaltada e cercada de belas mansões, sítios e haras. Na sequência está a localidade de Queima Sangue, onde está a Igreja de São Jorge onde todos os anos é realizada uma procissão a cavalo em homenagem ao Santo Guerreiro.

Igreja de São Jorge.

No caminho do ouro cada entroncamento é marcado por um Marco da Estrada Real. O marco apresenta o símolo da Estrada Real, o mapa de todo o percurso entre Diamantina e Rio de Janeiro e tem a finalidade de orientar o caminhante.

Marco da Estrada Real – Caminho do Ouro.

Ao longo da estrada vemos muito verde e criações de bois e cavalos. Às vezes eles estão no meio da estrada.

Criação de Gado.

Estrada bucólica.

Após cruzarmos o rio Marrecas, chegamos a Sebollas! Atualmente chamada de Inconfidência em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Logo vemos suas casas e a Praça de Sebollas com sua Igreja e o Museu Tiradentes.

Igreja de Santana.

Entrada do Museu Tiradentes.

O museu é composto de relíquias históricas da época da Inconfidência Mineira. Conta a tradição que a Coroa Portuguesa fez expor parte dos restos mortais do Alferes Tiradentes nesta localidade na tentativa de inibir outras conspirações contra a Coroa, principalmente no Caminho do Ouro.

Após a visita à localidade continuamos no Caminho do Ouro em direção ao Rio de Janeiro agora em estrada de terra batida. Uma surpresa no caminho: as ruínas de um posto de parada de tropeiros do século XVIII.

DSC04227Ruínas da Parada de Tropeiros – saída de Sebollas.

Seguimos em frente até Secretário e Pedro do Rio, agora em estrada asfaltada e voltamos para o Rio de Janeiro.

Neste passeio fizemos o Caminho do Ouro entre o Limoeiro, em Paraíba do Sul, e o Rio de Janeiro.

Conhecer um pouco da História do Brasil e uma região muito bonita! Foi um passeio muito agradável  e recomendo!

Em breve contarei mais sobre o Caminho do Ouro e a Estrada Real.